terça-feira, 19 de julho de 2011

Autarquia de Macedo promove cinco noites de observação astronómica

Por: Sara Geraldes
Durante esta semana a autarquia de Macedo de Cavaleiros promove a iniciativa Astronomia no Verão - “ Vale a pena olhar o céu”, inserida no programa Ciência Viva.  Cinco noites dedicadas à observação astronómica em cinco locais diferentes do concelho. O formador, Rui Miranda explica em que consiste a actividade.
“É uma sessão de observação astronómica em que nós temos um telescópio que é propriedade da autarquia que vai a cinco locais onde vamos fazer observação e interpretação das observações… Há um monitor que faz o acompanhamento das sessões… Se o tempo o permitir, uma vez que tem estado um pouco nublado, irão ser observadas vários tipos de estrelas… O planeta Saturno também, com algumas das suas luas… Se as condições permitirem e mais lá para o final da noite pode-se ver também uma galáxia, que é a Andrómeda… Para além da observação que se faz com o telescópio e da interpretação que é dada pelo monitor vai ser também possível ver e observar o céu e falar sobre o céu a olho nu: as estrelas, as constelações, a orientação…”.
Há mais de 10 anos a participar nesta iniciativa, Rui Miranda refere que a participação da população tem vindo a aumentar, embora haja pessoas que esperavam observar outro tipo de realidades.
“Há uns anos atrás simplesmente faziam-se uns anúncios a aparecia-mos nas aldeias e a adesão era fraca. A partir do momento em que se começou a pedir aos párocos que avisassem na missa dominical anterior, a adesão começou a ser muito maior. Há dois tipos de público que vai às sessões de astronomia. Uma parte das pessoas noto que fica um pouco defraudada com as expectativas que tem porque se calhar está à espera de olhar para o telescópio e ver umas coisas enormes, brilhantes… E não é isso…”.
O formador explica que “uma estrela não deixa de ser um ponto”.
“Uma estrela não deixa de ser um ponto, uma nebulosa é uma ténue mancha difusa… Se calhar as pessoas estão à espera de ver coisas fantásticas e acabam por desistir… Mas há sempre público que fica, gosta e quer mais… e que se entusiasma… há esses dois tipos de público…”.
Rui Miranda refere ainda que há muita coisa para observar a olho nu.
“Grande parte das coisas são visíveis a olho nu. Não é com um telescópio que nós vemos um meteorito, por exemplo, que é um fenómeno interessante que fascina a toda a gente que diz ’vi ali uma estrela cadente’… A Via Láctea, aquela mancha que também se chama Estrada de Santiago é visível a olho nu, com telescópio vêem-se pormenores da Via Láctea”.
Cinco noites de observação astronómica, a partir das 21.30. A iniciativa “Vale a pena olhar o céu” decorreu ontem em Vale Pradinhos. Hoje é a vez de Bagueixe, amanhã Bornes, quinta-feira Castelãos e na sexta-feira pode observar as estrelas na Albufeira do Azibo.

Sem comentários:

Enviar um comentário