Por: Sara Geraldes*
Hoje, 26 de Julho comemora-se o Dia Mundial dos Avós. a Onda Livre presta homenagem a todos os avós. Saímos à rua para tentar perceber como os macedenses celebram este dia.
Maria do Nascimento Santos para além de ser avó, é florista em Macedo de Cavaleiros e conta-nos que a procura das flores neste dia também é uma realidade.
“Por acaso tenho um ramo na mão para oferecer a uma avó. Sou avó de uma menina e de um menino. É uma sensação muito boa”.
Neste dia os netos aproveitam para homenagear os avós. É o caso de Luís Martins que comprou um ramo de flores para a avó e aproveitou ainda para deixar uma mensagem especial.
“ Este ramo é para oferecer hoje à minha avó. Chama-se Maria de Fátima e vive em Vale Prados. Queria deixar um beijinho muito especial, se me estiver a ouvir já sabe que vai receber uma prenda minha hoje”.
Na rua encontramos ainda a Dona Guiomar que nos conta que tem 14 netos.
“Se lhe digo quantos netos tenho, até fica assustado! Tenho 14. E quatro bisnetos. Sou muito amiga deles, gosto muito deles”.
Cada vez mais as avós se adaptam aos tempos modernos. Isabel tem 4 netos e considera-se uma avó actual. Por isso encontra-se a tratar da imagem num salão de beleza.
“Costuma-se dizer que quando se é avó se é velha mas eu não me considero. Considero-me jovem e uma avó com muita sorte. Estou a fazer unhas de gel”.
Já numa pastelaria encontramos a Dona Delfina que considera a neta como uma filha e nos conta as experiências que partilha com ela.
“Somos como mãe e filha. Estive lá em França dois anos ao pé deles e ia sempre buscar a minha neta mais pequenina à escola. Ela queria que a fosse buscar e dizia sempre na escolinha que era eu que a ia buscar. Tinha muito orgulho em mim e eu nela. Brinco com a minha neta, salto à corda, jogo à bola, faço tudo com ela”.
Várias histórias com um sentimento comum: o amor que une avós e netos
* com Rui Costa
Sem comentários:
Enviar um comentário