Por: Sara Geraldes
Convívio e reencontro de amigos e familiares. Duas características que marcaram o Encontro de Gerações que decorreu ontem em Vale da Porca, Macedo de Cavaleiros. Nesta altura do ano são já muitos os emigrantes que regressam ao Nordeste transmontano e que aproveitaram também o dia de ontem para reencontrar amigos e conviver com os familiares.
“Estamos cá de férias, viémos da Suíça. Costumo vir aqui todos os anos. Estou a gostar da familiaridade entre as pessoas. Há pessoas que eu já não conheço. Já estou há 22 anos na Suíça. Uma pessoa chega aqui e já não conhece ninguém”, revela Fátima Vieira.
“Estou a gostar. Sou emigrante em França. A nossa casa aqui é em Salselas. Quando estamos aqui, mesmo que não haja festa, viemos cá visitar o santinho”, conta António Paulos. E a esposa, Maria Cândida acrescenta: “Encontrei gente da minha terra mas há por aí muita gente, até mesmo vizinhos, que eu já não conheço”.
Maria Campos veio com os familiares, alguns deles também emigrantes e espera que a iniciativa se repita mais vezes."É tradição e acho que é um convívio bonito onde a gente se pode encontrar, divertir e ter outros conhecimentos. Trouxe a família quase toda, tenho cá bastantes cunhadas que vêm da Suíça e a minha sogra também, que vem todos os anos. Uma pessoa não pode perder estas qualidades que temos aqui em Portugal. Infelizmente, começam-se a perder muitas. Espero bem que aqui o Santo Ambrósio seja sempre um lugar de convívio onde vem gente de muitas aldeias”.
A parte religiosa também trouxe muitas pessoas ao local, é o caso de Céu Martins e Fátima Braz que vieram de Podence e de todo o programa, gostaram mais de assistir à missa campal no Santuário de Santo Ambrósio.
“Já é a segunda vez que venho aqui porque gosto. Vem a gente a distrair-se… Aquilo que gostei mais foi da missa”, afirma Céu Martins.
“Já cá vim muitas vezes, não só a este convívio mas também à festa de Santo Ambrósio. Gosto muito daqui vir. Já comecei a vir cá de garota, vinha com a minha mãe”, recorda Fátima Braz.
Depois da missa seguiu-se uma tarde com muita animação com grupos culturais do concelho, convidados pela autarquia e pela Santa Casa da Misericórdia. A Rádio Onda Livre trouxe também artistas convidados e promoveu um convívio onde muitos ouvintes fizeram questão de marcar presença apesar da distância que separava alguns deles de Macedo de Cavaleiros. É o caso de Mário Nascimento, um participante assíduo dos programas da Onda Livre, que veio de São Mamede de Ribatua, distrito de Vila Real e concelho de Alijó.
“Vim de São Mamede de Ribatua. Lá da beira do Douro, da beira do Tua… onde confrontam três distritos: Vila Real, Bragança e Viseu. Vim com o meu irmão, em primeiro lugar porque já há muito tempo que falo para a Onda Livre e já há muito tempo que os conhecia, de outros tempos. E em segundo, porque tenho cá muitas pessoas amigas neste encontro. Oiço a Onda Livre todas as manhãs, excepto aos sábados. E só se não puder, senão contribuo sempre. Cantar até que a voz me doa…”.
Um dia de convívio e animação proporcionado este Domingo no Santuário de Vale da Porca em Macedo de Cavaleiros no Encontro de Gerações organizado pela autarquia, Santa Casa da Misericórdia e que contou com a colaboração da Rádio Onda Livre.
Sem comentários:
Enviar um comentário