terça-feira, 26 de julho de 2011

Balanço positivo para Macedo no 5º Inter-clubes de Pesca

Por: Sara Geraldes
António Oliveira, presidente do Clube de Caça e Pesca de Macedo de Cavaleiros faz um balanço positivo do 5º Inter-clubes de Pesca Desportiva 2011. Terminado o campeonato, os pescadores reuniram-se no sábado num jantar convívio onde foram oficialmente entregues os prémios pela vereadora da cultura. Ao longo do circuito, 16 participantes arrecadaram diversos prémios num total de 72 pescadores de toda a região. António Oliveira considera mesmo que o clube mais representativo foi o de Macedo.
“Tivémos 16 participantes neste campeonato Inter-clubes, sendo o Clube de Caça e Pesca de Macedo de cavaleiros o mais representativo. Tivémos o primeiro lugar na 2ª categoria com o Rogério Costa. Em equipas, ficámos em 4º, 5º e 6º lugar, o que é muito bom em 13 equipas”.
Em primeiro lugar na 1ª categoria ficou Carlos Pinto de Moncorvo. Nesta categoria Macedo é representado por Armando Silva que ficou em 5º lugar. Na segunda categoria o Macedense Rogério Costa arrecadou o primeiro prémio. Revela que desde muito cedo se interessou pela pesca competitiva.
“Tenho 64 anos. Ainda cheguei a levar tareia porque em vez de ir para a escola, fazia folga e ia para a pesca… Isto com 6 ou 7 anos… Sempre tive um fraquinho pela pesca. E comecei a entrar na competição porque dava outro sentido. Na competição encontram-se pessoas muito mais sabidas, muito mais avançadas que nós e estamos sempre a aprender”.
Rogério Costa conta que neste circuito de Inter-clubes foi o pescador que mais quilos de peixe pescou num dia. Um gosto que transmitiu também ao seu filho.
“Este ano no Inter-Clubes fui o pescador que fez a maior quantidade, em peso, num dia de pesca. Fiz 2 quilos e 140 gramas numa prova e ninguém chegou aos dois quilos. O meu filho é um seguidor mas agora está em Espanha. Mas lá continua. Ele com 6 anos de idade, já não me chateava a mim: preparava uma cana e ia à pesca. Cada dia que eu ia à pesca, se não o levasse, havia choro. Então disse-lhe: “vais mas não me chateias, tens que saber preparar tudo”. E ele em três dias aprendeu a fazer tudo”.
Na categoria de jovens foi João Campos, de Sabrosa que arrecadou o primeiro lugar. Macedo ficou representado por Marta Gonçalves. Para além do 3º lugar nesta categoria, a jovem ficou ainda em 2º lugar na categoria de senhoras. Com apenas 11 anos conta como surgiu o gosto por este desporto.
“O meu pai e o meu avô já andam no Inter-clubes há muito tempo. E o meu pai um dia disse-me para experimentar. E eu ia indo… o primeiro concurso que eu fiz foi em Mogadouro… comecei a gostar e pedi ao meu para continuar. Hoje tenho aqui pelo menos sete prémios para receber”.
O 5º Circuito Inter-clubes de Pesca Desportiva termina com Macedo em 5º lugar na equipa A, 4º lugar na equipa B e 6º lugar na equipa C. O próximo Circuito é só para o ano. Até lá, o clube vai desenvolvendo outras actividades.

Sem comentários:

Enviar um comentário