Por: Miguel Midões
Para promover a prevenção da diabetes, a ADDB (Associação dos Diabéticos do Distrito de Bragança) organiza mais um Fórum dedicado ao tema, este sábado à tarde. A quarta edição conta com a participação do médico Pinto da Costa e pretende promover o AVRA (Adoçar a vida reduzindo o açúcar).
Diabéticos e não diabéticos são chamados ao Fórum sobretudo para aprenderem a prevenir a diabetes.
A ADDB tem aumentado o número de sócios e isso mostra que as pessoas estão mais receptivas à oferta de informação sobre a doença.
“Em termos de população-alvo temos os diabéticos e não diabéticos, que tenham grande probabilidade de vir a sê-lo se não seguirem o lema do Fórum “Mais vale prevenir do que remediar. Neste momento temos 500 sócios, mas nem todos são diabéticos. A ADDB tem-se promovido com as actividades que desenvolve e pelo apoio que tem prestado à população”.
Na edição deste ano do Fórum será apresentado também o AVRA, um projecto da ADDB, que será desenvolvido em Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros e Mogadouro.
“O projecto visa essencialmente diminuir em 5% a probabilidade de as pessoas virem a ter diabetes, que desenvolvam a doença. Vamos fazer uma aplicação da avaliação do risco para a diabetes tipo 2 e prevenir complicações”.
O Adoçar a vida reduzindo o açúcar já está a ser desenvolvido em Alfândega da Fé. Margarida Pires, presidente da direcção, explica porquê.
“Escolhemos Alfândega da Fé para começar porque é uma localidade pequena e serve de projecto-piloto para depois avançarmos para os concelhos de Macedo de Cavaleiros e Mogadouro”.
O Fórum da Diabetes termina com uma visita ao Museu de Arte Sacra para promover o património do concelho.
Sem comentários:
Enviar um comentário