quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Macedo de Cavaleiros volta a ser um município Eco XXI


Por: Miguel Midões

Pelo quinto ano consecutivo, Macedo de Cavaleiros volta a ser um município Eco XXI.
Dos 35 municípios que se candidataram, Macedo de Cavaleiros conseguiu o 5º lugar e Bragança o 25º.
Acabaram premiados pelas boas práticas ambientais, que visam a qualidade e a sustentabilidade do sector.



Dos 35 municípios que se candidataram ao galardão Eco XXI, apenas cerca de 10% não o receberam. Macedo de Cavaleiros vê o trabalho do município na área ambiental premiado com a bandeira verde Eco XXI. Este ano, conseguiu a quinta posição a nível nacional.
Apesar da boa classificação, Beraldino Pinto, autarca local, reconhece que ainda há trabalho a fazer.

“Sabemos que nem tudo corre como gostaríamos, que não estão eliminados ainda muitos dos pontos criticáveis, relativamente às questões ambientais, mas tem sido feita muita pedagogia, os cidadãos também estão mais atentos. Há um empenhamento muito bom e importante da comunidade escolar, os nossos jovens estudantes têm tido um papel muito significativo, mas também muitas organizações da sociedade civil, as freguesias, as associações culturais, as associações de caçadores, têm tido um papel importante.”

O autarca reconhece que a obtenção do galardão só é possível porque as questões do ambiente já estão incutidas nos macedenses.
O patamar é elevado, mas Beraldino Pinto pede persistência.

“Estamos num patamar muito melhor, mas temos que continuar a melhorar, não se pode facilitar, tem que se persistir, tem que se tentar cativar mais pessoas, mais empresas, mais instituições, para estarem atentas. Particularmente no momento em que vivemos agora, com dificuldades financeiras das famílias, das empresas. Gostava de pedir a todos que não haja facilidades, ou recuos, nestas preocupações com a questão ambiental e que não baixemos o nosso nível de exigência, não baixemos o nosso orgulho.”

Quanto à posição, 5º lugar, Beraldino Pinto assume o agrado de estar na linha da frente, mas considera que o mais importante é a pontuação.

“Sim, estarmos nos primeiros é bom, mas o que interessa é a pontuação global, estar em primeiro, segundo, terceiro ou quarto ou quinto como é o caso, já estamos a fazer comparação com os outros.
Interessa mais o valor, absoluto, isso dá-nos uma indicação que, em termos nacionais, estamos de facto na primeira linha."

Macedo de Cavaleiros continua a ser um município amigo do ambiente.
Do distrito, apenas o concelho de Bragança também concorreu e recebeu o galardão, embora vinte posições abaixo de Macedo.

Sem comentários:

Enviar um comentário