Por: Miguel Midões
A bandeira Verde Eco-Escolas foi atribuída a 13 estabelecimentos de ensino do concelho de Macedo de Cavaleiros. Foram premiadas as escolas que promoveram a Educação Ambiental e a sustentabilidade. No concelho, houve mesmo uma evolução: o ano passado tinham sido premiadas 10 escolas. A Rádio Onda Livre foi conhecer uma das premiadas. O Jardim-de-infância de Travanca recebe o galardão há quatro anos consecutivos.
É uma Eco escola desde o ano lectivo de 2007/2008. Tem duas eco salas e duas eco educadoras, que utilizam materiais recicláveis em praticamente todas as actividades do jardim-de-infância. Lucília Vilarinho e Gracinda Pires não são obrigadas a promover as boas práticas ambientais e de sustentabilidade na escola, mas fazem-no com gosto.
A educadora Lucília Vilarinho enumera alguns dos aspectos que as duas salas do Jardim têm em conta ao longo do ano curricular.
“Mais uma vez ganhámos este galardão e com muito orgulho. Há quatro anos que o conseguimos. Trabalhámos nesse sentido, de estimular as crianças a proteger a natureza e a fazer reciclagem. O nosso plano de acção é elaborado com o Conselho Eco Escolas e até já tivemos uma auditoria, mas correu muito bem. Soubemos depois que estávamos a trabalhar correctamente. Trabalhamos temas como a água, a energia, a biodiversidade e a floresta”.
A crise vai obrigar a uma maior aproveitamento de material reciclado e a educadora considera que é positivo para as crianças, que se mantêm activas grande parte do ano.
“As crianças ficam muito felizes porque trabalham todo o ano. Não há trabalho que não ande à volta do aproveitamento de material reciclado. Vamos aos hipermercados, em nossa casa também recolhemos, e os alunos também trazem e trabalhamos todos os dias nomeados, como o do Pai e o da Mãe, com lixo. No final do ano faz-se um encontro concelhio Eco Escolas e nós fizemos um desfile de moda só com material reciclado.”
A educadora sublinha ainda quais são os objectivos do Jardim em termos de boas maneiras ambientais.
“Poupar água, poupar energia, as vantagens da energia renovável, as atitudes de respeito para com o meio ambiente. Fazemos visitas, realizamos experiências, sensibilizamos para a política dos 4 R’s e ainda fazemos sensibilização junto aos pais porque a escola não faz nada se não colaborar com a primeira escola, que é a nossa casa”.
No currículo, o jardim de Infância de Travanca tem um terceiro lugar no concurso concelhio de presépios, tendo sido todo construído com materiais recicláveis, a despoluição da ribeira de Vale da Porca e a participação em diversas actividades da Ecoteca. Uma parceria salutar que terminou, depois das duas professoras que estavam destacadas nesta valência terem sido colocadas no ensino normal e nas escolas a que estavam afectas. Uma medida que deixa, pelo menos estas duas educadoras, apreensivas. Mesmo assim, prometem que, sozinhas, vão conseguir o galardão pelo quinto ano consecutivo, com as actividades que ainda vão realizar este ano lectivo.
O programa Eco Escolas é promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa, e está em Portugal há 15 anos. Em Macedo de Cavaleiros premiou 13 escolas relativo ao trabalho desenvolvido no ano passado.

Sem comentários:
Enviar um comentário