segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Azibo acolhe pela segunda vez final do Campeonato Nacional de Voleibol

Por: Sara Geraldes

A Albufeira do Azibo em Macedo de Cavaleiros vai acolher pelo segundo ano consecutivo a final do Campeonato Nacional de Voleibol de Praia. A prova decorre de 12 a 14 de Agosto e promete animar a Praia da Ribeira. A prova foi apresentada ontem no Centro Cultural Macedo de cavaleiros. Teodemiro Carvalho, secretário-geral da Federação Portuguesa de Voleibol revelou as novidades para este ano.

“As alterações são a nível regulamentar. Acima de tudo são coisas pontuais, quanto ao nível de pontuação e quanto ao número de duplas. A pontuação será etapa por etapa e a final a 10 ou 8 duplas”.

Esta é a segunda vez que os campeões nacionais são conhecidos numa praia fluvial. Teodemiro Carvalho explica que mesmo a nível mundial é habitual, hoje em dia, realizar este tipo de provas em praias de água doce.

Eu acho que o voleibol de praia hoje joga-se em todos os sítios desde que haja areia. A nível mundial uma das maiores etapas do voleibol de praia é feita às portas da cidade de Berlim, ou na Suíça, no cimo do monte… Fazer numa praia fluvial ou no interior do país, para nós passa a não ser grande novidade. E tão bem se tem portado a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros e o público desta região ao afluir, que ao deixar os atletas e a própria Federação satisfeitos com as condições, é mais uma aposta que foi ganha… Pode haver finais no interior do país… O local, basta ter vontade de uma entidade, vontade dos atletas e do público e pode-se fazer um grande evento, como é a final do voleibol de praia no sítio que nos quizermos”.

Pelo areal da praia transmontana devem passar dez duplas masculinas e dez femininas Este ano há duplas novas o que é um motivo de motivação extra.

“Nós estávamos habituados a duplas que vínhamos conhecendo que tiveram o seu tempo, que contribuíram imenso para a divulgação do voleibol de praia e para a explosão que a modalidade teve perante os jovens. Esta juventude está hoje a aparecer, muito competitiva, muito agressiva, o que torna o espectáculo mais apetecível”.

O autarca de Macedo de Cavaleiros salienta que além da vertente desportiva, a vertente turística também é promovida com a realização desta prova no concelho.

Esta final do voleibol de praia e estas provas são uma oportunidade grande de promoção da região. As nossas paisagens, a nossa gastronomia, são muitas vezes desconhecidas e nós gostamos que se divulguem, o turismo só tem a ganhar com isso. Esta final tem além da vertente desportiva, esse lado de promoção, de divulgação e de proporcionar esse espectáculo a quem está nas praias e na região e a quem se desloca a Macedo sob esse pretexto”.

A época em que a final se realiza é, tipicamente, uma altura de enchente na Albufeira do Azibo. Para além das pessoas que se deslocam de propósito para assistir ao campeonato, Beraldino Pinto considera que é um evento importante para todos aqueles que visitam o concelho, quer seja pelas praias ou pelas festas e outras actividades que se realizam nessa altura.

Também nos interessa proporcionar esta oportunidade para as pessoas disfrutarem para lá daqueles que vêm especificamente pela final do voleibol de praia. É uma final nacional, uma final importante, de uma modalidade que está a ganhar adeptos, que promove a região e, na nossa perspectiva tem uma imagem que se associa muito bem a Macedo de Cavaleiros, a praia, o desporto, a juventude… temos muito gosto em acolher aqui esta final”.

A final do Campeonato Nacional de Voleibol de Praia 2011 decorre de 12 a 14 de Agosto. Antes disso, decorre a partir de hoje e até Domingo a 4ª etapa do campeonato, na praia adjacente ao EdifícioTtransparente no Porto. Local onde se realiza em Agosto o campeonato da Europa de Sub-23.
 to).
jacente ao Edifício Transparente, no Porto, local onde se irá

Sem comentários:

Enviar um comentário