Por: Sara Geraldes
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjWtist9F41p5fLoBQbw8tUk0SkYKPwrT3YuSXc1JrvHSDWiXyRkL3HAN_Gfl5HJUCoNtoaNifKW-LsE7xwKMyjy9cro_k8CiEH1xiAfYSrDNz-rPCZU9Ng9f2YdCE4nEYZLeZpK8i39nvz/s1600/images.jpg)
“ Quando hoje temos essa notícia, que dentro da Praia do Azibo há um torneio de voleibol de praia, quer dizer que alguma coisa ficou dessa componente que eu acho que é muito importante no desporto, que é dar motivação, deixar raízes e verificar que não só ao alto nível mas que as pessoas, num nível mais baixo, podem praticar a modalidade. É muito gratificante para a Federação e para o voleibol nacional saber que, numa terra como Macedo de Cavaleiros, no interior, numa praia fluvial, há um torneio de voleibol. Isso para nós também é muito importante e nem que seja só por isso, valeu a pena no ano passado termos vindo aqui fazer a final e este ano voltarmos”.
O torneio conta com 12 duplas inscritas. Está já a decorrer na Praia da Fraga da Pegada, de segunda a sexta-feira a partir das 20h30. A final é no dia 12 de Agosto, altura em que começam os jogos da fase final do Campeonato Nacional. Patrick Simão, organizador do evento considera que está dado o primeiro passo para incentivar a competição nesta modalidade na Albufeira do Azibo.
“Está dado realmente o grande passo. Ou seja, haver o torneio, poderem participar… Eles competem… Embora seja uma brincadeira, o que conta no fim é a diversão, praticarem desporto e no fim a merenda, o convívio… Mas não deixa de ser uma competição… Todos eles querem jogar e querem ganhar, e é bom haver esse espírito. Quem sabe daqui não saia alguma dupla que possa entrar nos circuitos nacionais, isso seria “o ouro sobre azul” " .
Patrick é filho do proprietário de 2 snack-bar no Azibo mas também é jogador do Grupo Despotivo Macedense. Desde cedo ligado ao desporto, este ano é a primeira vez que organiza torneios de futebol e voleibol na Praia da Fraga da Pegada. Devido ao sucesso que está a ter, garante que para o ano há mais.
“Estou bastante ligado ao desporto, desde miúdo. Acho que o desporto é muito importante, principalmente para os miúdos, tira-os da playstation, dos vícios… Para a saúde também é importante…Eu também me estou a divertir com a realização deste evento, espero que este seja o primeiro de muitos”.
Na areia, a jogar para o torneio encontramos João Ferreira. Um jovem que já costumava jogar voleibol com amigos no Azibo. Agora participa nesta iniciativa principalmente pelo convívio. Acredita que no futuro possam surgir mais jovens interessados na modalidade e que cheguem mesmo ao campeonato nacional.
“Não vim competir, vim conviver. Acho que é o espírito que está aqui no torneio, em primeiro lugar conviver e usufruir da oportunidade que o Rodízio do Azibo nos deu… Pode ser que nós ajudemos os mais novos a ganhar o gosto pelo voleibol e a conseguir chegar ao campeonato nacional… O importante é ter iniciativa, porque depois as pessoas aderem… Dou os meus parabéns ao Rodízio porque foram eles a dar o primeiro passo, mas foi um primeiro passo muito importante e eu acho que isto ainda vai dar grandes cartas no futuro”.
Outro participante é Pedro Palhau. Garante que o Azibo tem boas condições para a prática da modalidade. E acredita que o voleibol de praia vai atrair cada vez mais adeptos transmontanos.
“Fazemos parte de um grupo que se junta ao final do dia para jogar voleibol. Temos boas condições. Foi necessária esta primeira iniciativa mas estou convencido que, a partir daqui, vão aparecer cada vez mais duplas, cada vez mais miúdos e graúdos a jogar voleibol”.
O Torneio de Voleibol de Praia decorre no Azibo até 12 de Agosto e conta com 12
duplas. Na passada quinta-feira terminou o Torneio de Sub 16, 4x4 que atraiu 26 participantes. Na segunda quinzena de Agosto decorre o Torneio de Futebol 4x4.
Sem comentários:
Enviar um comentário