terça-feira, 30 de agosto de 2011

Feira das Cebolas de S. Pedro de Serracenos com mais expositores

Por: CIR

Um sucesso. É esse o balanço da 11.ª edição da Feira das cebolas de S. Pedro dos Sarracenos, em Bragança. O certame contou este ano com mais expositores, o que deixou António Sá, o presidente da junta, satisfeito, até porque muitos deles são da própria aldeia.
 
Nunca tivemos tantos expositores como este ano. Temos 13 quando normalmente eram nove ou dez. Até tivemos de rejeitar alguns, porque ia colidir com a produção aqui da aldeia”, explicou.

Ora, e a grande atracção desta feira, em S. Pedro, até está mais encorpada este ano.

A produção está bastante melhor. Houve a preocupação de aumentar a produção parta a responder ao mercado. É motivante para os produtores e a cebola passa a ser a razão de ser desta feira.”

Os expositores é que se queixam de falta de dinheiro dos visitantes.

Há muita cebola este ano, e de boa qualidade. Este ano está um pouco menos de gente, a crise está a afectar e não há euros”, diz João Fernandes Malhão. Já Ezequiel Diegues, também de S. Pedro, trouxe à feira bolas de carne, filhós, pão caseiro, queijo de cabra, e vendeu bastante, até porque considera que “este ano vieram mais pessoas”.

Nuno Rodrigues apresentou-se pela primeira vez na feira. Natural de Pinela, também no concelho de Bragança, apresentou-se este ano com um projecto de produção de alhos para restaurantes gourmet.
E decidiu trazê-los à feira das cebolas de S. Pedro.

O nosso objectivo é promover a nossa plantação e está atingido. Este ano foi o ano de teste, fizemos dois hectares e meio. No próximo ano pensamos fazer mais. Na escolha das variedades correctas é uma boa aposta. Neste momento fazemos para exportação, para lojas gourmet e a Espanha está muito interessada.”

Esta feira acaba por atrair visitantes, cansados da falta de sabor das grandes superfícies.

Parece-me interessante, a venda de produtos regionais. Servem para evidenciar os nossos produtos, que são tão bons. Já estou na região há muitos anos e nunca tinha cá vindo”, diz uma visitante. Outra diz que veio “por curiosidade”. “Já há muitos anos que não vinha e é interessante.”

Mais expositores mas menos dinheiro no bolso dos visitantes é o balanço deste ano da feira das cebolas de S. Pedro dos Sarracenos.

Sem comentários:

Enviar um comentário