Por: CIR
Um sucesso. É esse o balanço da 11.ª edição da Feira das cebolas de S. Pedro dos Sarracenos, em Bragança. O certame contou este ano com mais expositores, o que deixou António Sá, o presidente da junta, satisfeito, até porque muitos deles são da própria aldeia.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjmqwwCzYCNcItFOTVt_fpIqhwF2MA4ayrGsZd0jBrGDuAkjaMwQ872Es1QedPcaH8TArHRmPHqtL1PemDMUHW-fkR5TjkU5OEKnaj5D6JgmAqm8fZk9aHc32qZUXgMnMpLCZzZgj03wdtr/s1600/316AYCA5TSWHVCABNB1SCCAF8Q75JCAQPL5CJCARU8TI3CAEORN31CAEP01W9CANSGX5GCAA6YTQPCAHQLYMUCA4FEI5LCACVHAXLCA8YIP0LCAYVCUM0CADY9BHUCAI9FDD5CAWDKBB3CA92GIUF.jpg)
Ora, e a grande atracção desta feira, em S. Pedro , até está mais encorpada este ano.
“A produção está bastante melhor. Houve a preocupação de aumentar a produção parta a responder ao mercado. É motivante para os produtores e a cebola passa a ser a razão de ser desta feira.”
Os expositores é que se queixam de falta de dinheiro dos visitantes.
“Há muita cebola este ano, e de boa qualidade. Este ano está um pouco menos de gente, a crise está a afectar e não há euros”, diz João Fernandes Malhão. Já Ezequiel Diegues, também de S. Pedro, trouxe à feira bolas de carne, filhós, pão caseiro, queijo de cabra, e vendeu bastante, até porque considera que “este ano vieram mais pessoas”.
Nuno Rodrigues apresentou-se pela primeira vez na feira. Natural de Pinela, também no concelho de Bragança, apresentou-se este ano com um projecto de produção de alhos para restaurantes gourmet.
E decidiu trazê-los à feira das cebolas de S. Pedro.
“O nosso objectivo é promover a nossa plantação e está atingido. Este ano foi o ano de teste, fizemos dois hectares e meio. No próximo ano pensamos fazer mais. Na escolha das variedades correctas é uma boa aposta. Neste momento fazemos para exportação, para lojas gourmet e a Espanha está muito interessada.”
Esta feira acaba por atrair visitantes, cansados da falta de sabor das grandes superfícies.
“Parece-me interessante, a venda de produtos regionais. Servem para evidenciar os nossos produtos, que são tão bons. Já estou na região há muitos anos e nunca tinha cá vindo”, diz uma visitante. Outra diz que veio “por curiosidade”. “Já há muitos anos que não vinha e é interessante.”
Mais expositores mas menos dinheiro no bolso dos visitantes é o balanço deste ano da feira das cebolas de S. Pedro dos Sarracenos.
Sem comentários:
Enviar um comentário