segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Treinos da Geração Futsal começam hoje

Por: Sara Geraldes
Começam hoje os treinos da Academia Geração Futsal do Grupo Desportivo Macedense. Paulo Pinto, presidente do Grupo Desportivo revela à Onda Livre que as expectativas para o arranque oficial da academia são altas.
“As perspectivas são boas e, tendo em conta o número de inscrições que há e o número de interessados que temos, esperamos ter uma adesão bastante boa e que corra tudo pelo melhor. Penso que o feedback será muito bom e que teremos uma adesão superior à que tivemos no ano passado”.
Paulo Pinto explica como está organizado o calendário de treinos da academia.
“O calendário está definido. Poderá haver uma ou outra alteração de horário, consoante a disponibilidade dos atletas mas os treinos são para ser três vezes por semana. Para já as escolinhas e juniores às quartas e sextas. E os iniciados e juvenis, terças, quartas e quintas”.
Uma entrevista para ouvir na íntegra, no Onda Desportiva, rescaldo da jornada Às 21h.

domingo, 4 de setembro de 2011

Desporto - Rescaldo da jornada : Fim-de-semana negro para o Macedo

Por: Sara Geraldes
Fim-de-semana negro para o Macedo. No dérbi transmontano com o Chaves, os macedenses perderam por 1-0. Já os juniores, tiveram uma infeliz estreia no campeonato nacional, perdendo por 7-0. O Macedo não conseguiu levar a melhor no dérbi transmontano que marcou a primeira jornada da segunda divisão Zona Norte. Foi a Chaves perder por 1-0.Um golo sofrido na segunda parte. No entanto, a equipa mostrou estar à altura do adversário. O trabalho da equipa macedense foi notório neste jogo como conta à Onda Livre o técnico-adjunto do Clube Atlético, Carlos Silvestre.
Sabemos quais são as nossas limitações, sabemos que a nossa equipa gosta de jogar. Sabemos também que o Macedo é uma equipa que não tem os mesmos trunfos que tem o Chaves. Tínhamos que assumir o jogo conforme foi assumido, tentar fazer contenção, posse de bola… O relvado também não ajudou…Mas os nossos jogadores foram brilhantes, lutaram muito… Acima de tudo nós queremos que eles tenham esta atitude e que possam continuar a desenvolver as suas capacidades porque ainda têm muito para dar”.
Já o técnico do Chaves, João Eusébio salienta que o primeiro jogo é sempre difícil mas importante. O resultado deixa satisfeito o treinador
Este é o primeiro jogo do campeonato, sabíamos que era difícil, um dérbi. O primeiro jogo é sempre complicado, os jogadores e a própria equipa técnica estão ansiosos. Mas os jogadores foram determinados, jogaram com crença… Neste primeiro jogo o importante é vencer e se virem no calendário dos restantes jogos quase todas as equipas empataram”.
João Eusébio admite que o Macedo é uma equipa “bem orientada”.
Nós sabemos que o Macedo é uma equipa determinada, bem orientada mas sabíamos como muitos jogadores funcionavam também…
 Um jogo que ficou ainda marcado pela expulsão do jogador central Luís Alberto que viu levantado pela segunda vez o cartão amarelo num livre nos últimos dois minutos da partida, ao demorar muito tempo a repor a bola em jogo. Uma situação que João Eusébio desvaloriza.
É evidente que o Luís, sendo um jogador com experiência, não devia ter demorado tanto tempo, mas são situações que acontecem”.
Chaves 1, Macedo 0, resultado deste dérbi transmontano. O Chaves fica assim em primeiro lugar da tabela classificativa com 3 pontos e o Macedo em 15º com zero pontos. Ainda na II divisão, Zona Norte o Mirandela empatou a uma bola com o Famalicão, ficando em 5º lugar com 1 ponto. Já na III Divisão, Série A o Bragança começou da melhor maneira a caminhada para tentar subir de divisão. Ganhou em casa do Marinhas por 2-1.  Alcança assim o segundo lugar com 3 pontos, sendo que o primeiro é ocupado pelo Santa Maria também com 3 pontos. Destaque ainda para o campeonato de Juniores C, onde o Macedo representa o distrito. Os juniores estrearam-se com um resultado negativo. Foram ao Merelinense perder por 7-0. Mais resultados, reacções dos técnicos e comentários para ouvir no Onda desportiva-Diário Informativo às 10h, 12h e 17h30 e no programa de rescaldo da jornada às 21h.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Macedo acolhe 12ª edição do Festival Internacional de Música Tradicional

Por: Miguel Midões


Macedo de Cavaleiros acolhe dois dias de música tradicional internacional.
Grupos de Portugal, Espanha e Venezuela vão subir ao palco da praça das Eiras, hoje e amanhã.
O Festival vai na 12ª edição e a organização considera que o evento está consolidado, atraindo muita gente de fora.

“É um festival consolidado. Espero que o tempo ajude a que o festival corra bem como tem corrido em anos anteriores. Está consolidado na comunidade concelhia, mas também no mercado externo, porque há muitas pessoas de fora que vêm ao Festival”.

António Pinto, do departamento de Cultura da Câmara Municipal de Macedo, refere que apesar do Festival ser Internacional dá também primazia aos grupos locais. Uma oportunidade de se mostrarem ao público.

“Apostamos numa divulgação que atinja o nosso público vizinho. O nome do Festival está muito acertado porque para além dos grupos portugueses, há grupos espanhóis e um venezuelano. Contudo, este festival contribuiu para que os grupos locais se possam mostrar a pessoas que vêm de fora do concelho”.

O Festival Internacional de Música Tradicional de Macedo de Cavaleiros tem entrada gratuita, e os espectáculos começam às 21h.
No primeiro dia sobem ao palco o Grupo de Cantares de Castelãos, os Tradibérica, o novo projeto do mestre Paco Díez, e os Galandum Galundaina.
No segundo e último dia do festival actuam os Pândegos das Arcas, os Yarikuté que vêm da Venuzuela, e a fechar o festival está Sebastião Antunes.
Devido à instabilidade do tempo, o primeiro dia do Festival (sexta, 2 de Setembro) vai decorrer no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros.
Por: Miguel Midões*
* Com JN

Um acidente, ontem, ao final da tarde, na nacional 221, junto a Mogadouro-Gare fez dois mortos e vários feridos. Um choque frontal a envolver um automóvel ligeiro e uma carrinha de caixa aberta deixou duas crianças órfãs, uma menina de quatro anos e uma bebé de dois meses. As crianças também ficaram feridas, mas sem gravidade, foram assistidas na SUB de Mogadouro e acabaram por ter alta.

Acidente na N221 Mogadouro (Foto JN)

Deste acidente resultaram mais três feridos: uma mulher e os dois filhos que seguiam viagem consigo. Anabela Branco, de 36 anos e o filho Tiago Fernandes acabaram feridos com gravidade e por isso foram encaminhados para o Hospital de Bragança.
As vítimas mortais eram de Freixo de Espada à Cinta: ele, António Cruz, de 35 anos, funcionário da Câmara, ela, de 28 anos, funcionária da Santa Casa da Misericórdia.
No local a socorrer as vítimas estiveram os Bombeiros de Mogadouro com várias ambulâncias e com a viatura de desencarceramento, bem como o helicóptero do INEM estacionado em Macedo de Cavaleiros e a VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação).
As causas que levaram a este acidente ainda não são conhecidas, mas a chuva e o piso escorregadio podem ter causado o despiste de uma das viaturas.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

População de Vale Pradinhos vítima de burla

Por: Miguel Midões



A população de Vale Pradinhos, em Macedo de Cavaleiros, queixa-se ter sido burlada por um indivíduo na casa dos trinta anos, que andava a fazer um peditório para hospitais e centros de Saúde.
Maria Amélia tem 80 anos, foi uma das populares que acabou por contribuir com cinco euros e refere a forma como foi abordada.

“Dei-lhe cinco euros e só depois é que pensei no erro. Tenho duas entradas na casa e não sei como é que o homem me viu por trás da cortina. Quando me abordou disse que era para os médicos de cirurgia, que pedia uma ajuda para as cirurgias serem mais rápidas. Com aquela lengalenga ainda me deixou um papel”.

O papel em causa é do SIGIC (Sistema Integrado de Gestão de Inscritos para Cirurgia, tem o símbolo do ministério da Saúde, mas não tem qualquer menção ao peditório.
Maria Amélia diz que não foi a única a cair.

“Segundo me disseram houve outra senhora que lhe deu dez euros. Em Lisboa também se passam coisas idênticas, mas quem tem de dar o dinheiro é o Estado e não nós, por isso eu desconfiei.”

No café da aldeia de Vale Pradinhos não se fala noutra coisa, a não ser no peditório duvidoso.

“Estava aqui uma senhora à pouco e diz que também caiu com cinco euros. Não caiu com mais porque não calhou. Perguntei-lhe se lhe tinham passado um papel e ela disse que não” – Maria Reis

“Há pouco quando vim de Macedo é que me mostraram o papel. Também disse logo que isso devia ser mentira, devido àquilo que estava escrito no papel. Uma coisa simples, que existe no Centro de Saúde e que qualquer pessoa pode agarrar e trazer” - Carlos

E foi precisamente do Centro de Saúde de Macedo de Cavaleiros que partiu o alerta. Fonte do centro garante que não está a ser feito qualquer peditório para a instituição e que já não é a primeira vez, nem a primeira aldeia de Macedo onde se passa uma história do género.
Também a GNR já tomou conta da ocorrência.

Campanha de recolha de livros e material escolar

A Rádio Onda Livre arranca hoje com uma campanha de solidariedade.
Até dia 15 de Setembro, a Onda Livre disponibiliza-se para receber todos os livros escolares usados e também material escolar que ainda esteja em bom estado, que depois será distribuído pelas famílias mais carenciadas do concelho.

Joaquim Santos, presidente da Cooperativa de Informação e Cultura, Rádio Onda Livre Macedense, garante que o objectivo da campanha é dar uma mão às famílias carenciadas, sem que seja preciso fazer um esforço extra em tempos de crise.

“Os livros escolares que já não servem para nada, podem servir para famílias carenciadas do concelho. Acho que é uma ideia que vai fazer a alegria de muitos. Toda a gente tem em casa livros dos nossos filhos, que já não servem. Por isso, se os podermos dar a famílias carenciadas, vamos fazê-las felizes”.

A campanha solidária da Rádio Onda Livre pretende ter em conta sobretudo os jovens, para que não deixem de estudar devido à falta de material.

“Sabemos muito bem que os nossos filhos só porque o caderno é do ano passado já não o quer. Ajudar os outros estamos a ajudar-nos a nós e à sociedade, porque estes jovens que hoje estão a estudar são os homens de amanhã”.

A recolha de livros e material escolar devem ser entregues na Rádio Onda Livre até ao dia 15 de Setembro, para depois serem distribuídos, com o apoio da autarquia e da Segurança Social, que têm essas famílias mais necessitadas já referenciadas.

GNR patrulha praias do Azibo

Por: Miguel Midões

As praias da albufeira do Azibo foram patrulhadas de bicicleta pela GNR, ao longo da época balnear deste ano.
Dois militares pedalaram pelas duas praias, parque de merendas e estradão da área protegida sobretudo com o objectivo de prevenir ocorrências.
Os turistas ficaram agradados com este serviço de proximidade.



As patrulhas de bicicleta pela GNR são comuns nas praias da costa portuguesa, mas são inéditas em praias fluviais. O Azibo deu o primeiro passo e recebeu, este ano, os seus turistas com mais segurança.
Os dois guardas, de bicicleta, não passam despercebidos aos olhos de quem escolhe a Praia da Fraga da Pegada ou a Praia da Ribeira para mandar um mergulho.
O Guarda Fraga, um dos GNR que patrulha a área protegida, salienta que o feedback tem sido positivo.

“O feedback tem-nos mostrado uma boa recepção. Qualquer dúvida, qualquer problema dirigem-se a nós com facilidade. Tem corrido pelo melhor. As dúvidas são as mais variadas, qualquer dúvida que tenham, estamos cá para ajudar e para fazer um policiamento de proximidade”.

A GNR garante que a sua presença diária inibe muitas possíveis ocorrências.

“A presença mais diária aqui, só por si, inibe muitas coisas que poderiam ocorrer caso não estivéssemos cá. O balanço é o normal de uma zona balnear, com as mais variadas ocorrências, mas nada de grave”.

Os turistas, de Macedo ou de fora, ficam agradados com a presença das patrulhas da Guarda Nacional Republicana.

“Acho bem, acho que faz bem à região e protege um pouco mais a nossa cidade” – veraneante de Macedo
“Para mim que estou com um filho é bom. Dá prazer saber que está cá a GNR, sentimo-nos mais seguros” – emigrante
“Fiquei admirada porque sou de Espinho e lá é normal, fiquei admirada de os ver por cá, mas agrada-me. Sinto-me mais segura, se houver algo é sempre mais rápido” – turista de fora da região

Os dois guardas não contabilizam os quilómetros que percorrem na patrulha da Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo, mas consideram que são significativos.