Por: Miguel Midões
Em relação à possível fusão de freguesias e até mesmo de concelhos, a CDU de Macedo de Cavaleiros, apresentou ontem (27 de Setembro) uma moção na Assembleia Municipal, manifestando a sua preocupação e a sua posição contra a extinção de autarquias.
A deputada Idália Mateus não considera que o despesismo destes organismos seja relevante para que sejam fundidos ou extintos.
“O nosso principal objectivo é alertar para o facto de não entendermos que as Juntas de Freguesia tenham um despesismo tão significativo que valha a pena estar a acabar com elas. Posteriormente iremos estudar o documento verde e também nos pronunciaremos sobre ele.”
A moção acabou por ser votada, reunindo 63 abstenções, apenas 6 votos a favor e 3 contra. Já o documento verde da autarquia será discutido numa sessão extraordinária da Assembleia a agendar.
A deputada explica porque considera que as Freguesias e a figura do presidente de Junta são importantes.
“Há muitas freguesias com pessoas idosas, que assim que precisam de alguma coisa vão logo ter com o presidente de Junta, que está permanentemente disponível. Se esta figura desaparecer, a quem se dirigem, sobretudo os mais idosos, que passam todo o tempo na aldeia e nunca saem de lá”.
A moção passou, mas maioritariamente com abstenções. Luís Vaz, do PS, por exemplo, explicou que concorda com a actual intenção do governo de Passos Coelho, que se aproxima da ideia defendida pelos socialistas. O deputado não só defende a extinção de algumas freguesias, como garante que, de futuro, até alguns concelhos deverão fundir-se.
Sem comentários:
Enviar um comentário