quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Estacionamento no Azibo poderá vir a pagar-se

Por: Miguel Midões

A consolidação do Azibo como destino turístico facilita a implementação de pagamento de estacionamento nas praias de Macedo de Cavaleiros.
A ideia da autarquia já é antiga, mas o executivo considerava que, até então, não havia predisposição do utilizador para pagar.
Agora, a sugestão voltou a ser lembrada na Assembleia Municipal, pela bancada do PSD, e a Câmara está receptiva à mudança.



O Dia Mundial do Turismo coincidiu com o dia da Assembleia e José Madalena, líder da bancada social-democrata lembrou à autarquia que o Azibo não pode continuar a ser apenas um objecto de despesa e terá de passar a ser uma fonte de receita, que pague os investimentos que são feitos na zona.
À Câmara o PSD propõe que comece a ser cobrado o estacionamento nas duas praias da paisagem protegida.

“ Foi muito bom de ver, este verão, os milhares de pessoas que afluíam às duas praias, no entanto, o cuidado das mesmas traz grandes custos à Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, que tem muitas despesas com a sua manutenção e penso que seria agora altura, depois de estar feita a sua divulgação, de ter algum retorno dos custos que a Câmara tem com aquele empreendimento. Penso que as pessoas compreenderiam bem se fosse cobrado uma pequena taxa de estacionamento de forma a ajudar a cobrir esses mesmos custos.”

A intenção de ser cobrado o estacionamento no Azibo já foi estudada e pode até ser uma solução de ordenamento do estacionamento nas duas praias. Beraldino Pinto, presidente da Câmara Municipal de Macedo, considera que o mais importante é que os utilizadores já estão predispostos a pagar.

“ O estacionamento pago no Azibo foi estudado já há uns anos, é um objectivo que está predefinido como medida do ordenamento até do estacionamento e será implementado ao existirem condições para isso, sendo certo que hoje já há de facto da parte dos utilizadores da praia uma predisposição para fazer o pagamento. Há poucos anos, provavelmente, não haveria uma aceitação das pessoas mas hoje, com o serviço que lhe é prestado, com os equipamentos que são disponibilizados, entendemos que sim, portanto, é natural que venha a acontecer.”

A data para o início do pagamento nas praias do Azibo ainda não foi avançada. As zonas de estacionamento terão de sofrer primeiro pequenas intervenções. No entanto, fica a abertura da autarquia de Macedo para essa possibilidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário