terça-feira, 27 de setembro de 2011

Estação de Bruçó ardeu ontem

Por: Miguel Midões

Um incêndio, ontem ao final da tarde, destruiu o imóvel principal da desactivada estação ferroviária de Bruçó, no concelho de Mogadouro.


O presidente da Junta de Freguesia adianta que o incêndio terá deflagrado por volta das 17h30.
Miguel Rito atribuiu o acontecimento a um acto de vandalismo e ao desleixo da REFER.

“Ficou completamente destruído. As chamas chegaram ao imóvel, e como era antigo e em madeira, acabou por arder completamente. Ficaram apenas as paredes. Há um acto de vandalismo, porque alguém pegou fogo perto da estação e este depressa chegou ao edifício, por outro lado a REFER não cuida do património que tem por esse país fora. As linhas estão completamente abandonadas e isso é uma ajuda para o que aconteceu”.

A Junta de Freguesia de Bruçó lança o desafio à REFER para que entregue este património às Juntas de Freguesia e às Câmaras Municipais. Miguel Rito considera que, no local, poderia surgir um alojamento turístico, que depois do incêndio pode agora ficar comprometido.

“Seria sempre um sítio bom para apostar no turismo, porque estamos em pleno Parque do Douro Internacional. Faríamos alojamentos ou uma situação similar. A própria linha podia ser aproveitada para ciclovia. Neste momento será um bocadinho mais difícil, porque as Juntas também não têm muitos fundos, sozinha não tem capacidade financeira para suportar um encargo deste tamanho.”

O autarca de Bruçó afirma que ainda não contactou a REFER para dar conta do incêndio de ontem à tarde, mas garante que ninguém contactou a Junta de Freguesia, no sentido de recolher alguma informação acerca do sucedido.

Sem comentários:

Enviar um comentário